Conheça a cidade de Pedreiras


Pedreiras, inicialmente um povoado integrante do município de São Luís Gonzaga, foi elevada à Vila em 4 de março de 1889, e, em 27 de abril de 1920 passou à categoria de Cidade. A 280 km da capital São Luís, Pedreiras possui uma miscigenação de raças muito grande - negra, branca e indígena - que forma um grande berço cultural, tradicional, possuindo grandes nomes, como João do Vale, na música e Corrêa de Araújo, na poesia. Conhecida como Princesa do Mearim, Pedreiras é uma cidade que encanta pela sua beleza caracterizada pela sua simplicidade, por seu povo, suas festas, receptividade e cultura.
A cidade é banhada pelo Rio Mearim, um dos rios mais importantes do Estado, genuinamente maranhense, abastece toda a cidade e que serve de cenário e inspiração para os artistas da terra.


O principal recurso vegetal é o babaçu, importante para os setores primário e secundário do município, constituindo-se como fonte de renda e trabalho para uma considerável parcela da comunidade. Deste vegetal fabrica-se vários produtos, como: azeite, carvão, ração, sabão, vela, leite, e a palha utilizada na cobertura de casa e para confecção de cofos, abanos, além de muitas peças de uso doméstico e de decoração
Um dos grandes cartões postais da cidade é a Igreja de São Benedito; erguida em 1887, esta primeira construção veio a ruir, tendo sua segunda construção realizada em meados de 1918. Entretanto depois de uma demolição em 1945, a construção que conhecemos hoje ergueu-se em 1948. Por sua grandiosidade, é o orgulho de todo o Médio Mearim.



Outro símbolo de orgulho para o pedreirense é a antiga sede da Prefeitura Municipal, futuro Centro e Cultura João do Vale, prédio esse construído na mesma época da Igreja Matriz de São Benedito.


E não é que a Princesa do Mearim, como Pedreiras é conhecida, tem seu castelo? Uma obra privada que não deixa de despertar curiosidade de quem a conhece, o Castelo de Leicam, situado no bairro do Goiabal, se destaca em meio às casas a seu redor.


Quem vem a Pedreiras, uma parada obrigatória é na beira rio, que apresenta-se como um importante recurso recreacional e de lazer para a população local, principalmente aos finais de semana.





No município um elemento natural importante pela referência que possui é a Pedra Grande, esta que deu nome ao município, localizado à margem esquerda do rio Mearim. Com cerca de 30 metros de altura, de seu cume pode-se observar toda a cidade, onde se tem uma vista muito bela, assim como o seu entorno.


Um comentário: